Procure aqui pelo produto que fará a diferença na sua mesa:

Carreteiro de Charque

Rendimento: 1 prato para 2 pessoas

Cheff Maurício Cupini

Restaurante Quincho

Porto Alegre

Carreteiro de Charque

Ingredientes

40g de açúcar refinado
220g de arroz cateto
30 ml de azeite de oliva extra virgem Monde
30 ml de cachaça Ypioca
100g de cebola
300g de charque traseiro bovino
40g de farinha de mandioca
100g de feijão preto
2 limões siciliano
100g de moranga
4 ovos
60g de queijo parmesão
40g de sal fino
¼ de molho de salsinha

Modo de preparo

Refogue na panela de ferro devidamente aquecida com o óleo vegetal a cebola com uma pitada de sal, refogue até que a cebola comece a ficar translúcida, adicione o alho e refogue até que os aromas se liberem. Junte o charque devidamente de molhado por 24 horas, limpo sem os excessos de gorduras e tecidos conjuntivos e cortados em pedaços de 1 cm. Adicione a cachaça ouro e flambe o álcool. Refogue o arroz e complete com as duas medidas de água. Deixe levantar fervura e prove os temperos, ajuste se julgar necessário. Cozinhe em fogo brando com a panela tampada por 20 minutos.

Higienize a abóbora, com ajuda de uma faca corte em formato de gomo. Numa caçarola coloque o açúcar refinado e o gomo da abóbora com a polpa voltada para o açúcar. Leve ao fogo brando e deixe o açúcar caramelizar, adicione um pouco de água para formar o caramelo mais liquido, tampe a caçarola e cozinhe por uns 20 minutos pingando água constantemente, mantenha em local quente. Higienize a salsinha e corte ela em cisele, cozinhe os ovos ao ponto "duro", descasque e com ajuda de uma faca pique grosseiramente. Coloque a salsinha e os ovos sobre o carreteiro pronto.

Aqueça a outra medida de cebolas cortadas em brunoise e numa frigideira devidamente aquecida, junte o óleo vegetal e refogue as cebolas até que fiquem douradas, adicione o feijão e refogue por uns 5 minutos, junte a pimenta dedo-de-moça inteira e mexa o feijão com a farinha de mandioca por uns 3 minutos. Sirva na travessa e regue com um fio de azeite de oliva. Envie para o salão a panela de carreteiro com a salsinha em ciseler, os ovos picados, a moranga caramelada numa travessa, noutra travessa o feijão mexido e a queijeira a parte.

Acompanha a pimenta tabasco.

 
Comentários